(12) 3921-4422 | 3921-9917 contato@rnodontologia.com.br
Implantes em Carga Imediata
A técnica original de realização de implantes osseointegrados envolve a divisão do tratamento em duas etapas: cirúrgica (instalação do implante) e protética (confecção e instalação da prótese), que são realizadas em um intervalo que varia entre 3 e 6 meses entre elas. Este protocolo foi idealizado para que se permita a ocorrência da osseointegração ( união do osso ao implante) para que então este metal que foi implantado possa receber a prótese e toda a carga mastigatória sobre ela. Podemos fazer uma analogia com a cicatrização de um membro fraturado, por exemplo. Em uma situação de fratura óssea é necessário que ocorra a imobilização do osso fraturado para aquele local sofra regeneração, isto é, para que um tecido com características e funções idênticas ao que existia possa se formar (osso novamente). Com implante a situação é a mesma.
Entretanto, em determinadas situações podemos carregar imediatamente os implantes. Isto significa que podemos colocar a prótese imediatamente após a cirurgia ou até 96 horas após e por isso esta técnica é chamada de carga imediata.
Não são todos os pacientes e todas as situações em que se pode empregar a carga imediata e, por isso, a avaliação de um profissional experiente e qualificado é fundamental. Quando bem indicada, os índices de sucesso são semelhantes ao do tratamento convencional.