(12) 3921-4422 | 3921-9917 contato@rnodontologia.com.br
Odontologia Estética
A bichectomia é a cirurgia em que há a retirada parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de bolas de Bichat. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é reduzir o volume da parte de baixo do rosto e afinar o queixo. A cirurgia pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.
Perguntas Frequentes
Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?
O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso.
O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias.
Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.
Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.
Quais os riscos da Bichectomia?
Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos.
Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso).
Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?
A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.
Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?
Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.
Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?
Só um cirurgião especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox).
Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região.
Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.
O Sorriso é capaz de promover mudanças internas e em todo nosso ambiente de convívio. Da mesma forma, está diretamente ligado à características individuais físicas e também demonstram ou realçam nossa personalidade. A análise destas características por meio de métodos diagnósticos digitais inovadores permite transformar, realçar e iluminar sorrisos.
Atualmente, o planejamento virtual do sorriso em conjunto com tecnologias de escaneamento intra-bucal ou dos modelos de gesso, propiciam o projeto das coroas de forma 3D. As informações obtidas serão repassadas à unidade fresadora que confeccionará a prótese. Esta tecnologia, além de dispensar o uso de ligas metálicas na confecção da infra-estrutura, permite a realização de trabalhos extremamente estéticos e com um tempo de execução muito menor. Em alguns casos, é possível realizar o tratamento em 3 consultas, sendo a primeira de planejamento, a segunda para o preparo e escaneamento e a última para instalação da prótese.
Permitem adequar a forma, posição e cor dos dentes através de prepares ultra-conservadores e até mesmo sem a necessidade de desgaste da estrutura dental.
O resultado é a reformulação do sorriso sem a necessidade de tratamentos invasivos e prolongados, graças ao uso de materiais cerâmicos de última geração, que mesmo em espessura reduzida, mantém a sua resistência e possibilitam recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. Juntamente como o emprego do conceito Smile Design de planejamento digital, permite projetar com precisão o resultado final e transferir essas informações à equipe ceramista técnica.
O manchamento dos dentes pode ser provocado por agentes externos como a ingestão de alguns alimentos com corantes e também pela nicotina ou por fatores internos, relacionados à hemorragias pulpares pós-trauma e à ação de agentes irrigadores utilizados durante o tratamento endodôntico. O correto diagnóstico das causas do manchamento e as características individuais de cada indivíduo são fundamentais para o sucesso e longevidade do tratamento. A indicação correta da técnica a ser empregada e a supervisão de um profissional experiente são fundamentais, inclusive para prevenir possíveis complicações que podem levar até a necrose da polpa dental.
A Prof Dra Paula Elaine Cardoso demonstrou em sua tese de doutorado o efeito deletério de diferentes concentrações de agentes clareadores sobre células da polpa dentária quando não respeitados os períodos e protocolos corretos de utilização.
A Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial Botox®, empregada para disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, também vem sendo utilizada na Odontologia para a resolução de casos de sorriso gengival (aqueles que mostram muito a gengiva ao sorrir), como método auxiliar no tratamento do bruxismo (ranger e apertamento dos dentes) e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. A sua ação baseia-se na diminuição da atividade muscular que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca.
Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso podem escapar da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva é inferior a três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva.